Fiat lança versões de Pulse e Fastback com motor híbrido flex; veja os preços, equipamentos e ficha técnica
Novos carros prometem a mesma potência do motor 1.0 turbo T200 das versões a combustão, mas com até 10% de economia de combustível e 15% menos emissões de gases na atmosfera. Fiat Pulse e Fastback híbridos divulgação/Stellantis A Fiat apresenta nesta quarta-feira (6) as versões híbridas do Fastback e Pulse, com motor desenvolvido no Brasil. A chegada da nova motorização híbrida acontece nas versões Audace e Impetus do Pulse e Fastback, substituindo as homônimas já existentes. Estes são os preços para o Pulse com motor híbrido: Fiat Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 125.990; Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid: R$ 140.990. Estes, são os de tabela para o Fastback: Fiat Fastback Audace T200 Hybrid: R$ 151.990; Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid: R$ 161.990. Novo motor híbrido flex é mineiro Os dois carros carregam o mesmo 1.0 turbo flex T200 Hybrid. Ele foi desenvolvido no Brasil e é fabricado pela Stellantis na planta de Betim (MG). Segundo a empresa, a unidade fabril pode produzir 1,1 milhão de motores anualmente. Motor híbrido flex T200 Hybrid divulgação/Stellantis LEIA MAIS Troca de óleo: como escolher o melhor lubrificante para o seu carro? Licenciamento atrasado? Veja quanto e quando pagar a taxa IPVA à vista ou parcelado: veja como se organizar Ele é baseado no motor T200 presente em diversos veículos de marcas da Stellantis, como Peugeot, Citroën e Fiat, mas na versão eletrificada traz um sistema híbrido leve para reduzir consumo de combustível e emissões de gases. No novo conjunto, um gerador elétrico é inserido no local onde estariam o motor de partida e alternador. Ele utiliza energia armazenada em uma bateria de íons de lítio, com capacidade para 0,154 kWh. A bateria pesa cerca de oito quilos, tem o tamanho semelhante ao de uma caixa de sapatos e fica logo abaixo do assento do motorista. O motor elétrico tem potência de 3 kW, equivalente a 4 cv e força de 1 kgfm. Ele não consegue mover sozinho as rodas. Sua função é dar folga para o conjunto a combustão em algumas situações, como em baixas rotações ou auxiliar em velocidade de cruzeiro — sempre focando no torque. Motor híbrido e bateria (em laranja) da plataforma Bio-Hybrid da Stellantis divulgação/Stellantis Mesmo com mais potência, o motor T200 Hybrid segue os mesmos dados do T200 com conjunto exclusivamente a combustão. Isso significa que ele continua com até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de força. Em outras palavras, o motor híbrido reduz a força que seria exigida do motor. Algo como pedindo dele apenas 126 cv e 19,4 kgfm. Economia de combustível não empolga Com o sistema híbrido, a Fiat promete que o motor T200 Hybrid pode economizar até cerca de 10% de combustível, enquanto reduz as emissões de gases em 15%. Como é comum em carros híbridos, o menor consumo é observado em circuito urbano. Isso ocorre porque a recarga da bateria acontece apenas durante as desacelerações, frequentes na cidade, a cada semáforo e curva, mas muito raras nas estradas. Galerias Relacionadas Na cidade, quando comparamos os dados de consumo divulgados pela Fiat para o motor T200 Hybrid, com os números publicados pelo Inmetro, a economia de combustível para o Pulse é de: Etanol: de 8,4 km/l para 9,3 km/l (9,68% a menos); Gasolina: de 12,1 km/l para 13,4 km/l (9,7% a menos). Já o Fastback é menos agraciado com economia de combustível, ficando assim: Etanol: de 8,4 km/l para 8,9 km/l (5,62% a menos); Gasolina: de 11,9 km/l para 12,6 km/l (5,56% a menos). Estes dados, mesmo os prometidos pela Fiat, não animam e ficam próximos da economia que um ar-condicionado desligado já proporciona. Por outro lado, pode significar um alívio para quem quer andar com o carro climatizado e sem pesar mais no bolso na hora de abastecer. Já nas estradas, o consumo de combustível do Pulse híbrido é o mesmo divulgado para a versão a combustão: Etanol: de 10,2 km/l; Gasolina: de 14,4 km/l. O Fastback, mesmo com aerodinâmica que favorece o deslocamento do carro, perdeu autonomia na estrada. Este é o consumo dele: Etanol: de 10,2 km/l para 9,8 km/l (4,08% a mais); Gasolina: de 14,6 km/l para 14,4 km/l (1,39% a mais). Ao g1, a diretora de marketing de produto para a Fiat, Priscilla Buys, comenta acreditar que o consumidor ficará animado, mesmo com uma economia de combustível sutil. “Eu acho que o cliente está aprendendo bastante sobre o mercado eletrificado. Nós utilizamos os dados do Inmetro, mas o consumidor, na prática, ele pode atingir níveis mais elevados [de economia de combustível]. Essa é a nossa expectativa, que o consumidor pode ser surpreendido”, comenta a executiva. Fiat ganhou motor híbrido flex para ele custar menos O novo motor híbrido flex utilizado nestes carros da Fiat foi desenvolvido pela Stellantis e pode ser utilizado amplamente por qualquer marca do grupo, como Citroën, Peugeot, Ram e Jeep. Galerias Relacionadas A escolha da Fiat como primeira fabricante para receber o motor T200 Hybrid aconteceu por conta da presença da marca no Brasil. “A Stellantis escolheu a Fiat por ter
Novos carros prometem a mesma potência do motor 1.0 turbo T200 das versões a combustão, mas com até 10% de economia de combustível e 15% menos emissões de gases na atmosfera. Fiat Pulse e Fastback híbridos divulgação/Stellantis A Fiat apresenta nesta quarta-feira (6) as versões híbridas do Fastback e Pulse, com motor desenvolvido no Brasil. A chegada da nova motorização híbrida acontece nas versões Audace e Impetus do Pulse e Fastback, substituindo as homônimas já existentes. Estes são os preços para o Pulse com motor híbrido: Fiat Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 125.990; Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid: R$ 140.990. Estes, são os de tabela para o Fastback: Fiat Fastback Audace T200 Hybrid: R$ 151.990; Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid: R$ 161.990. Novo motor híbrido flex é mineiro Os dois carros carregam o mesmo 1.0 turbo flex T200 Hybrid. Ele foi desenvolvido no Brasil e é fabricado pela Stellantis na planta de Betim (MG). Segundo a empresa, a unidade fabril pode produzir 1,1 milhão de motores anualmente. Motor híbrido flex T200 Hybrid divulgação/Stellantis LEIA MAIS Troca de óleo: como escolher o melhor lubrificante para o seu carro? Licenciamento atrasado? Veja quanto e quando pagar a taxa IPVA à vista ou parcelado: veja como se organizar Ele é baseado no motor T200 presente em diversos veículos de marcas da Stellantis, como Peugeot, Citroën e Fiat, mas na versão eletrificada traz um sistema híbrido leve para reduzir consumo de combustível e emissões de gases. No novo conjunto, um gerador elétrico é inserido no local onde estariam o motor de partida e alternador. Ele utiliza energia armazenada em uma bateria de íons de lítio, com capacidade para 0,154 kWh. A bateria pesa cerca de oito quilos, tem o tamanho semelhante ao de uma caixa de sapatos e fica logo abaixo do assento do motorista. O motor elétrico tem potência de 3 kW, equivalente a 4 cv e força de 1 kgfm. Ele não consegue mover sozinho as rodas. Sua função é dar folga para o conjunto a combustão em algumas situações, como em baixas rotações ou auxiliar em velocidade de cruzeiro — sempre focando no torque. Motor híbrido e bateria (em laranja) da plataforma Bio-Hybrid da Stellantis divulgação/Stellantis Mesmo com mais potência, o motor T200 Hybrid segue os mesmos dados do T200 com conjunto exclusivamente a combustão. Isso significa que ele continua com até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de força. Em outras palavras, o motor híbrido reduz a força que seria exigida do motor. Algo como pedindo dele apenas 126 cv e 19,4 kgfm. Economia de combustível não empolga Com o sistema híbrido, a Fiat promete que o motor T200 Hybrid pode economizar até cerca de 10% de combustível, enquanto reduz as emissões de gases em 15%. Como é comum em carros híbridos, o menor consumo é observado em circuito urbano. Isso ocorre porque a recarga da bateria acontece apenas durante as desacelerações, frequentes na cidade, a cada semáforo e curva, mas muito raras nas estradas. Galerias Relacionadas Na cidade, quando comparamos os dados de consumo divulgados pela Fiat para o motor T200 Hybrid, com os números publicados pelo Inmetro, a economia de combustível para o Pulse é de: Etanol: de 8,4 km/l para 9,3 km/l (9,68% a menos); Gasolina: de 12,1 km/l para 13,4 km/l (9,7% a menos). Já o Fastback é menos agraciado com economia de combustível, ficando assim: Etanol: de 8,4 km/l para 8,9 km/l (5,62% a menos); Gasolina: de 11,9 km/l para 12,6 km/l (5,56% a menos). Estes dados, mesmo os prometidos pela Fiat, não animam e ficam próximos da economia que um ar-condicionado desligado já proporciona. Por outro lado, pode significar um alívio para quem quer andar com o carro climatizado e sem pesar mais no bolso na hora de abastecer. Já nas estradas, o consumo de combustível do Pulse híbrido é o mesmo divulgado para a versão a combustão: Etanol: de 10,2 km/l; Gasolina: de 14,4 km/l. O Fastback, mesmo com aerodinâmica que favorece o deslocamento do carro, perdeu autonomia na estrada. Este é o consumo dele: Etanol: de 10,2 km/l para 9,8 km/l (4,08% a mais); Gasolina: de 14,6 km/l para 14,4 km/l (1,39% a mais). Ao g1, a diretora de marketing de produto para a Fiat, Priscilla Buys, comenta acreditar que o consumidor ficará animado, mesmo com uma economia de combustível sutil. “Eu acho que o cliente está aprendendo bastante sobre o mercado eletrificado. Nós utilizamos os dados do Inmetro, mas o consumidor, na prática, ele pode atingir níveis mais elevados [de economia de combustível]. Essa é a nossa expectativa, que o consumidor pode ser surpreendido”, comenta a executiva. Fiat ganhou motor híbrido flex para ele custar menos O novo motor híbrido flex utilizado nestes carros da Fiat foi desenvolvido pela Stellantis e pode ser utilizado amplamente por qualquer marca do grupo, como Citroën, Peugeot, Ram e Jeep. Galerias Relacionadas A escolha da Fiat como primeira fabricante para receber o motor T200 Hybrid aconteceu por conta da presença da marca no Brasil. “A Stellantis escolheu a Fiat por ter o maior número de vendas”, comentou Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat para América do Sul. Para o executivo, a capilaridade da marca e o número de carros vendidos da montadora permite que a quantidade de motores fabricados seja maior, reduzindo seu custo de produção. Itens de série do Pulse híbrido Por dentro e por fora o Fiat Pulse e o Fastback mudam muito pouco o que já entregavam nas versões anteriores, sem motor híbrido. As duas únicas mudanças estão em um item exibido no painel de instrumentos, onde o motorista acompanha quando o conjunto eletrificado é utilizado e a carga da bateria, enquanto a segunda é a central multimídia de 10,1 polegadas. Estes são os itens de série do Pulse Audace Hybrid: Câmera de ré de alta definição Chave presencial com partida remota Trocas de marcha no volante Roda de liga-leve e aro 16 Carregador de celular por indução 4 airbags Farol em LED Ar-condicionado digital automático Central multimídia de 10,1 polegadas Painel de instrumentos de 3,5 polegadas Espelhamento via Android Auto e Apple Carplay sem fio Freio de estacionamento eletrônico Piloto automático Freio automático de emergência Alerta de mudança de faixa Farol alto automático Para o Pulse Impetus Hybrid, são adicionados estes itens: Roda de liga-leve e aro 17 GPS nativo Painel de instrumentos de 7 polegadas Estes são os itens de série do Fastback Audace Hybrid: Câmera de ré de alta definição Chave presencial com partida remota Trocas de marcha no volante Roda de liga-leve e aro 17 Carregador de celular por indução 4 airbags Farol em LED Ar-condicionado digital automático Central multimídia de 10,1 polegadas Painel de instrumentos de 3,5 polegadas Espelhamento via Android Auto e Apple Carplay sem fio Freio de estacionamento eletrônico Piloto automático Freio automático de emergência Alerta de mudança de faixa Farol alto automático Para o Fastback Impetus Hybrid, são adicionados estes itens: Roda de liga-leve e aro 18 Painel de instrumentos de 7 polegadas Ficha técnica do Pulse e Fastback híbridos Uno de 'luxo'? Homem viraliza nas redes ao mostrar alterações no tradicional carro da Fiat