Banco Central comunica vazamento de dados de 150 cadastros feitos na Shopee
Banco Central comunica vazamento de dados de 150 cadastros feitos na Shopee
Segundo o BC, dados vazados não incluem informações sensíveis dos usuários. Vazamento ocorreu por 'falha pontual' em sistemas da plataforma. O Banco Central (BC) comunicou nesta quinta-feira (19) que houve vazamento de dados de 150 cadastros feitos na Shopee.
Os dados que vazaram não são considerados sensíveis, segundo o BC, pois são informações vinculadas a chaves Pix que foram cadastradas no site e app, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.
"As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", informou a empresa em nota.
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Em nota, o BC afirmou que identificou "falhas pontuais em sistemas da instituição".
Veja a nota na íntegra:
Regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BC) vem a público informar a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA. (Shopee), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição.
Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.
Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação.
Ainda regido pelo princípio da transparência, o BC mantém página específica em seu sítio para registrar incidentes de segurança desse tipo.
Segundo o BC, dados vazados não incluem informações sensíveis dos usuários. Vazamento ocorreu por 'falha pontual' em sistemas da plataforma. O Banco Central (BC) comunicou nesta quinta-feira (19) que houve vazamento de dados de 150 cadastros feitos na Shopee.
Os dados que vazaram não são considerados sensíveis, segundo o BC, pois são informações vinculadas a chaves Pix que foram cadastradas no site e app, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.
"As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", informou a empresa em nota.
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Em nota, o BC afirmou que identificou "falhas pontuais em sistemas da instituição".
Veja a nota na íntegra:
Regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BC) vem a público informar a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA. (Shopee), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição.
Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.
Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação.
Ainda regido pelo princípio da transparência, o BC mantém página específica em seu sítio para registrar incidentes de segurança desse tipo.